Dicas de destino Belo Horizonte - Minas Gerais

Igreja de São Francisco de Assis  

Sobre a cidade

Belo Horizonte é um município brasileiro, capital do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Belo Horizonte. Com uma área de aproximadamente 330 km², possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas, distando 716 quilômetros de Brasília, a capital nacional. Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo da ideologia republicana no país. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão, como o Festival Creamfields Brasil, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa. É também nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.

Onde fica Belo Horizonte?

Belo Horizonte fica a 602 km de São Paulo, 444 km de Rio de Janeiro, 822 km de Curitiba, 740 km de Brasília, 2.527 km de Fortaleza, 544 km de Vitória, 896 km de Goiânia, 1.724 km de Porto Alegre, 2074 km de Recife, e 2.844 km de Belém.

Galeria de fotos

Pontos turísticos

  • Museu de Artes e Ofícios

    Museu de Artes e Ofícios

    Uma fascinante viagem no tempo. São mais de duas mil peças dos séculos XVIII ao XX, utilizadas nas mais variadas profissões, onde se pode entender toda a riqueza e a evolução do trabalho. Inaugurado em 2005, é o primeiro e único museu da América Latina dedicado integralmente ao tema.
  • Igreja São Francisco de Assis

    Igreja São Francisco de Assis

    Com linhas arrojadas, apresenta mosaicos nas laterais da nave. Seu interior abriga a Via Sacra, constituída por 14 painéis de Portinari, considerada a sua obra mais significativa. Os jardins são assinados por Burle Marx.
  • Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto

    Mineirão - Estádio Governador Magalhães Pinto

    Inaugurado em 1965, com o objetivo de atender uma demanda crescente de público em jogos dos principais times da capital, o Mineirão foi determinante para o desenvolvimento do futebol de Belo Horizonte nos cenários nacional e internacional.

Localização

Ver mapa maior

Informações úteis:

Terminal Rodoviário de Belo Horizonte Praça Rio Branco, 100 Bairro: Centro Telefones: (31) 3271-3000 / (31) 3271-8933