Dicas de destino Aracaju - Sergipe

Aracaju  

Sobre a cidade

A história da cidade de Aracaju está relacionada à da cidade de São Cristóvão, a antiga capital da Capitania de Sergipe (atual estado de Sergipe). Foi a partir da decisão de mudança da cidade que abrigaria a capital provincial que Aracaju nasceu. Fundada em 1855, foi a segunda capital planejada de um estado brasileiro (a primeira foi Teresina, em 1852). Seu formato remete a um tabuleiro de xadrez. Todas as suas ruas foram projetadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades adaptavam-se às respectivas condições topográficas naturais, estabelecendo uma irregularidade no panorama urbano. O engenheiro Pirro contrapôs essa irregularidade e Aracaju foi, no Brasil, um dos primeiros exemplos de tal tendência geométrica. Graças à juventude dessa pequena grande cidade, a capital de Sergipe recebeu planejamento urbano moderno e tem sido cada vez mais descoberta como destino turístico para quem busca uma cidade bem urbanizada, bonita, tranquila e segura. Nada falta por aqui, centros de artesanato, restaurantes e bares, praias urbanas e também afastadas. Não se esqueça de dar uma volta de barco, até a foz do São Francisco ou à famosa praia de Mangue Seco. As pequenas cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras completam belo circuito pela região de Aracaju.

Onde fica Aracaju?

Aracaju fica a 2.168 km de São Paulo, 1.855 km de Rio de Janeiro, 2.065 km de Curitiba, 1.244 km de Belo Horizonte, 1.741 km de Brasília, 817 km de Fortaleza e 337 km de Salvador.

Galeria de fotos

Pontos turísticos

  • Oceanário de Aracaju

    Oceanário de Aracaju

    Mantido pelo Projeto Tamar, oferece 18 tanques de água doce e salgada, contando com tartarugas marinhas, tubarões e exemplares da fauna marinha local.
  • Centro Histórico de Aracaju

    Centro Histórico de Aracaju

    Sua visita não será completa sem um passeio pelo centro histórico e seus mercados de artesanato e comidas típicas e a Banca de Cordel, ao som dos repentistas locais.
  • Ponte do Imperador

    Ponte do Imperador

    Um dos principais pontos turísticos da capital, esta ponte construída em estilo colonial, tem uma grande importância histórica para a cidade, uma vez que foi inaugurada em 1860, ano em que o imperador dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina visitaram a província.

Localização

Ver mapa maior

Informações úteis:

Terminal Rodoviário de Aracaju Praça João XXIII, s/n Bairro: Centro Telefone: (79) 3238-2900